08 janeiro 2017

Slam: Um novo jeito de fazer poesia


 Oi, oi, leitores! Eu vim apresentar para vocês hoje uma forma de poesia que conquistou meu core, o slam. Slam poetry é poesia falada, são performances, é você se colocando para fora através das palavras. Eu conheci o slam através de um livro que se passava nos Estados Unidos e lá fui apresentada a hierarquia da coisa. Normalmente são competições onde os jurados são escolhidos na hora, no meio da plateia e para testar os critérios de avaliação e afins um sacrifício é sorteado aleatoriamente também no meio da plateia para apresentar uma poesia. Depois disso, os inscritos vão se apresentando e colocando sua essência para fora em cada palavra.
Eu acho que, principalmente para mim, o slam veio para quebrar o que a gente acredita ser poesia. Pude observar que slam dificilmente tem rima ou uma forma predefinida, mas sempre tem métrica.
Aqui no Brasil, o movimento vem sendo conhecido através de várias performances do slam resistência.
Deixo aqui dois vídeos, um brasileiro e outro americano (é só ativar as legendas) para vocês conhecerem e se apaixonarem pelo esporte da poesia falada como eu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo