15 janeiro 2017

RESENHA | Cidade dos Etéreos


     Cidade dos Etéreos é o segundo volume da trilogia 'O Lar das Crianças Peculiares' escrita por Ramson Riggs, e acredito ser um livro que cria uma ponte bastante envolvente e bem desenvolvida entre o início e final do conflito entre as raças peculiares. 
     O livro começa bem próximo de onde o primeiro se conclui e o seu desenrolar inicial se dá, basicamente, pela busca da Ymbryne perdida no último confronto entre peculiares e etéreos. Entretanto, o objetivo principal das crianças é alterado logo nos primeiros capítulos, quando  elas descobrem que o problema de transformação da Srta. Peregrine pode ser mais grave do que parece. É a partir daí que toda a parte realmente legal do livro começa.
Apesar de seu início ser deveras monótono, o livro consegue surpreender no quesito 'ação' ao passo que a história se desenvolve mais. Neste podemos conhecer mais sobre as peculiaridades das crianças em geral, em especial as de Jacob e Hugh, que fizeram um arraso durante os eventos que se sucedem na obra.
     Um ponto bastante agradável deste volume é que somos apresentados a peculiares ainda mais peculiares. Sim, isso é possível e as imagens dão um toque bem instigante. Nos primeiros acontecimentos conhecemos a Fauna Peculiar, animais incrivelmente peculiares com habilidades incríveis. Outro aspecto que me agradou bastante, foi a aparição de peculiares ainda mais cativantes, como a Sam e Os Gêmeos cegos. Pena que a aparição deles, tanto dos animais quanto das novas crianças foram bastante rápida, mas acredito que teremos mais no próximo, devido à alguns acontecimentos.  
Resultado de imagem para jumirafa
     Quem convive comigo sabe o quando me apaixonei pelo primeiro livro da trilogia 'Lar das Crianças Peculiares', e ao ler este não foi nem um pouco diferente. O livro assume, a partir da metade, um ritmo eletrizante e nos proporciona um plot twist arrebatador no final, deixando aí o gancho para a continuação no próximo livro.
     No geral, o ponto que mais me decepcionou foi a "insipidez" de alguns capítulos e eventos. Para mim, o autor enrolou mais do que era necessário em alguns momentos, em especial no início que leva um tempinho para conseguir te prender de verdade.
     Por fim, gostaria de salientar minha completa decepção com a adaptação do livro anterior, quem assistiu e leu sabe do que estou falando. Embora seja uma ADAPTAÇÃO, o diretor Tim Burton fez uma TRANSFORMAÇÃO e acabou dando para história um final que, na minha opinião, não vale a pena continuar a franquia.

Cidade dos EtéreosTítulo: Cidade dos Etéreos
Autor: Ransom Riggs
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Páginas: 384 páginas
Sinopse: Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo