13 janeiro 2017

Resenha | Sonata em Punk Rock de Babi Dewet


Para quem gosta de livros juvenis com romance e uma boa pitada de música vai adorar Sonata em Punk Rock. O livro mostra a história de Tim, uma garota pobre que vive com sua mãe no Rio de Janeiro e ama rock, contudo ela vê sua vida transformada quando seu pai um famoso violoncelista resolve dá as caras depois de ter abandonado ela e sua mãe em prol de sua carreira. Este dá a oportunidade a Tim de ter seus estudados pagos por ele na Academia Margareth Vilela, uma escola especializada em música que se localiza na Cidade da Música onde só os melhores estudam lá. Aproveitando da oportunidade e do talento herdado do pai, inclusive o ouvido absoluto em que faz esta enxergar notas e arranjos com facilidades, Tim embarca para a Cidade da Música onde sua vida muda completamente.

O livro embora tenha uma linguagem simples que para mim requer mais diálogos e os personagens serem meio irritantes no começo tem como grande vantagem a parte da música, fazendo com que o leitor se este pesquisar entre no mundo da Cidade da Música, conhecendo mais sobre música clássica e rock, minha recomendação é que quando for lendo o livro vá escutando junto a música que dá o nome ao capítulo, pois fazendo isso a leitura do livro se torna muito mais prazerosa, fazendo com que crie ainda mais empatia com os personagens.

Quanto a autora já vi muita gente criticando a linguagem da Babi Dewet, mas até agora nos livros que já li dela eu gosto muito, principalmente da junção que esta faz entre música e literatura, caso goste deste livro recomendo ler também 'Um Ano Inesquecível', um livro com quatro histórias uma para cada estação do ano, sendo que a Babi fica com a do outono, um conto o qual eu me apaixonei.

Bem, Sonata em Punk Rock faz parte da trilogia Cidade da Música, só tendo apenas o primeiro lançado até o momento, contudo apesar da Babi nos fazer apaixonar por Tim e Kim <3 está trilogia não vai ser sequenciada, sendo que os outros livros serão histórias de outros personagens da Cidade da Música.

Enfim, espero que aceitem o desafio e leiam Sonata em Punk Rock vocês não irão se arrepender.

“A vida é como uma orquestra; são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E, sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. e isso é um saco principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos” PÁG 281.

Descrição Oficial
Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

Ficha Técnica


Título: Sonata em Punk Rock
Autor: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Páginas: 304          
                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo