29 janeiro 2017

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

A oitava história que acontece dezenove anos depois da batalha de Hogwarts. Baseada numa história original de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", o roteiro da peça teatral cuja estreia mundial ocorreu no West End em Londres, e é a primeira história oficial de Harry Potter a ser apresentada em versão teatral.
Foi sempre difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele se tornou num funcionário do Ministério da Magia, casado e pai de três crianças. Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar para trás, o seu filho mais novo, Alvo, tem de se debater com o peso de um legado familiar que nunca desejou. Quando o passado e o presente se cruzam, pai e filho confrontam-se com uma desconfortável verdade: por vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

No teatro, a escalação do elenco não seguiu a adaptação do cinema. A atriz negra Noma Dumezweni foi escolhida para viver Hermione nos palcos, a personagem de Emma Watson nas telas. A decisão provocou ataques racistas, prontamente rebatidos tao graciosamente por Rowling quando lembrou que a cor da pele da heroína nunca foi dita nos livros. E disse: “Com minha experiência em mídias sociais, eu imaginei que idiotas seriam idiotas. Mas o que você pode dizer? Esse é o jeito que o mundo é. Noma foi escolhida porque ela foi a melhor atriz para o trabalho’’.
A amizade e as relações familiares também são ponto central dessa nova história. O peso de ser Harry Potter, assim como o peso de ser de sua família é algo bem trabalhado e elaborado. Algo interessante que Tiffany e Thorne exploram também é a relação entre Harry, Ron, Hermione e Draco. Os roteiristas conseguem explorar os erros do passado de Malfoy e como estes eram guiados apenas por medo e desespero do garoto. 
O perdão e o começo de uma nova relação acaba sendo essencial para a resolução do conflito central da trama. 
A Criança Amaldiçoada não é uma experiência a toa, o livro consegue nos dar, em muitos momentos, a sensação de estarmos de volta em um lugar que conhecemos e amamos, e próximos mais uma vez de personagens tão queridos. 
Todo fã de Harry Potter espera ansiosamente por qualquer novidade, pois toda história deixa um gostinho de quero mais!!! E que venha muito mais!!! até a próxima!!!

Harry, nunca existe uma resposta perfeita neste mundo confuso e perturbado. A perfeição está fora do alcance da humanidade, fora do alcance da magia. Em cada momento luminoso de felicidade há está gota de veneno: o conhecimento de que a dor voltará. Seja sincero com aqueles que ama, mostre sua dor. Sofrer é tão humano unto respirar. Dumbledore.
J.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo