04 janeiro 2017

RESENHA | Golem e o Gênio


     Olá! Hoje eu trago minha segunda resenha ao Sobre Livros: Golem e o Gênio. Em resumo, este livro foi surpreendente. Esta obra LINDA (Darkside <3) conta a história de duas criaturas, a Golem e o Gênio, que vivem um romance em meio a Nova York nos anos 20. O livro tem uma das melhores ambientações de cenário que já li em minha vida, acredito que o único livro que li com uma descrição tão perfeita foi Primo Basílio (SUPER CLÁSSICO). Mas relaxem, esta obra tem a perfeição de Primo Basílio, sem ser cansativa ou enrolada.
     Essas criaturas representam folclores da cultura judaica e árabe, respectivamente, e desenvolvem um senso de segurança e companheirismo que os protege de tudo que o mundo humano comum pode causar a eles. Para quem não sabe (como eu não sabia), Golem é uma escrava de barro com forma perfeitamente humana que é feita para obedecer seu mestre mesmo que custe sua própria existência e Gênios são seres de fogo que podem ser aprisionados em garrafas (ou lâmpadas mágicas) ou ainda em forma de humano.
     Este romance é regado pela transformação social nos Estados Unidos nessa época em que a imigração para lá acontecia sem limites, e é regado a personagens complexos e minuciosamente bem construídos. O livro possui pouquíssimos personagens e todos eles desempenham um papel fundamental no fechamento dessa história, variando entre o sorveteiro, um médico fugido do Oriente Médio, a dona da padaria, a filha da família que estava no poder em Nova York, e um ferreiro.
     A cada capítulo você torce mais para que este romance se desenrole e esses dois seres possam juntar os trapos e virarem um casal comum. Eles devem fugir de todos esses moradores do bairro Sírio em que vivem e principalmente de um grande estudioso dos rituais judaicos. Ele tem como objetivo tomar o controle da Golem e utilizá-la para aprisionar o Gênio, dado que ela possui força superior a qualquer coisa na Terra. E com o gênio sob o domínio do guru, ele vai utilizar o Gênio para... REALIZAR DESEJOS!
Resultado de imagem para golem e o genio     A história não tem muitas reviravoltas e é tecida calmamente. Tudo acontece de maneira clara e a autora se utiliza de algumas idas ao passado para mostrar o interior de certos personagens. O livro vai construindo o romance por uma linha contínua e coerente. O final não é tão surpreendente, mas ainda assim arrancou lágrimas nas últimas 20 páginas de tanta emoção e adrenalina ao lê-las.
     Não consigo pensar em um único motivo para não ler este livro! É um dos poucos livros que quando terminava a leitura, parei para pensar e achei que tinha acabado o sentido da minha vida. Tinha vivido por esse livro e quando terminei ele não sabia como seguir em frente. De vez em quando ainda volto ao livro e leio algumas páginas para voltar a este mundo perfeitamente esculpido por Helene Wecker.

NOTA:
Enredo: 9
Estética do livro: 10 (a Darkside fez um livro com imagens e marca-páginas de cetim embutido no livro)
Escrita: 10
Total: 9

Resenha por: Felipe Mosquetta

Título: Golem e o Gênio
Autor: Helene Wecker
Tradutor: Cláudia Guimarães
Editora: DarkSide®
Sinopse: Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em GOLEM E O GÊNIO, o leitor se transporta à Nova York do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo