14 dezembro 2016

RESENHA | O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares



     Olá, leitores! Tudo bem? Meu nome é Felipe e esta é minha resenha de estreia aqui no Sobre Livros! Espero que gostem e possamos continuar discutindo sobre vários livros nas semanas seguintes.
     Hoje eu vou falar do livro que deu origem ao último filme de Tim Burton, O Orfanato para Crianças Peculiares da Srta. Peregrine. Muito falado e digno de uma bilheteria gigantesca, é de se esperar que o livro é do mesmo nível. Li o livro antes de assistir ao filme e sem ler qualquer resumo ou crítica, ou seja, sem conhecer sobre o que a história se tratava de verdade. Minha única ideia era que se tratava de uma outra escola para mutantes, só que infantis. E eu estava totalmente errado.
     O livro é narrado em primeira pessoa por Jacob, um menino muito apegado ao seu avô, que é um ex-combatente da II Guerra Mundial. A obra, por ser contada por uma criança, tem uma escrita leve, curiosa e rápida. É fácil perceber que quem te conta toda a história, independente de quão séria seja a situação, é uma criança. 
     A história é cativante e cheia de pequenas surpresas que fazem você querer ler o próximo capítulo (que em média possuem mais de 30 páginas). Além de Jacob, o livro traz alguns outros personagens muito exóticos. Dentre meus preferidos estão Hugh e Fiona, duas crianças que possuem uma linda conexão com a natureza. Jacob começa a história sendo um menino comum dos Estados Unidos, passando por acessos de loucura, desânimo, aventuras e perigos que colocam a sua vida e de seus amigos em risco. A trama é muito bem amarrada e, se você continuar lendo, vai entender tudo que está acontecendo.
     Todos os personagens são muito bem descritos e você consegue imaginar cada um deles, permitindo com que a cena aconteça nitidamente à sua frente, como se fosse um holograma saindo do livro. Caso você possua um pouco de dificuldade em imaginar tudo isso, fica tranquilo. O livro vem regado de fotografias que ajudam nessa ambientação. (As fotografias são lindas). O cenário da história é em uma região mais remota nos interiores da Inglaterra e todos os acontecimentos acontecem em poucos dias, trazendo riqueza de detalhes para serem explorados a cada passo do personagem, mas SEM SEREM CANSATIVOS. 
     Sobre o fim dessa história, a melhor palavra que pode defini-lo é euforia, pois Jacob aceita o seu destino com alegria, entusiasmo e coragem sem perceber tudo que está ainda para acontecer (este livro é o primeiro de uma trilogia). Ao terminar de ler este volume você percebe que o que vinha sentindo é verdade: este NÃO é um livro infantil ou de ficção barata. É um livro adulto, pesado, psicológico e didático. Nele são tratados política, tortura, preconceito, guerra, amadurecimento pessoal, problemas familiares, e muitos outros temas que aparentemente só podem ser compreendidos em uma sessão com o terapeuta. 
     Em suma, o livro me cativou por abordar o mundo real de uma maneira diferente, trazer uma outra fantasia relacionada a viagem no tempo, e (ACREDITE SE QUISER) por ser um livro feminista! Este livro com certeza vale a leitura, mas você vai TER que ler os dois seguintes. Você não vai conseguir parar no primeiro.

NOTA
Enredo: 8
Estética do livro: 5 (Editora Leya com capa do filme. Vide foto na postagem)
Escrita: 10 (me colocou dentro da cabeça de uma criança)
Total: 7

Resenha por: Felipe Mosquetta

Ficha Técnica:
Título: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ramson Riggs
Ano da Edição: 2016
Editora: Leya
Sinopse
Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível... Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo