04 agosto 2015

RESENHA | Garoto Encontra Garoto



Resenha

Em 'Garoto Encontra Garoto', David Levithan nos apresenta a uma história de amor muito divertida e irreverente. O autor já é consagrado quando se trata de romances e vem adquirindo um público cada vez maior e fiel, pois, a cada livro, ele nos surpreende com sua capacidade de transmitir com uma naturalidade incomum as diversidades presentes na vida.
Mesmo o enredo sendo bastante comum ele consegue nos tocar e fazer-nos sentir todos os dramas da personagem. O autor soube como incluir e equilibrar todo o romance, drama e humor; e isso é o que, provavelmente, consegue deixar a leitura fluida e o desenrolar da história simples e de fácil compreensão. 
Como o nome sugere, 'Garoto Encontra Garoto' é um romance gay (classificação desnecessária). Paul é um adolescente que desde pequeno sabia que gostava de garotos, e ele lida muito bem com isso já que é algo natural. Sua família sempre o aceitou da maneira como ele é. A escola de Paul é um lugar livre de todo e qualquer tipo de preconceito, onde todos são quem são e não se sentem inibidos a mostrar sua personalidade, se escondendo sob máscaras.
Paul tem como melhor amiga uma quarterback drag-queen, um melhor amigo que sofre com a repressão dos pais após ter se assumido homossexual em casa (me identificando em 3... 2... 1...), um ex-namorado (muito estranho, por sinal) e um garoto pelo qual qualquer um se apaixonaria (menos o ~J), até mesmo a nossa personagem. Todos do grupo tem suas peculiaridades e conforme a história vai sendo contada eles vão aprendendo juntos (ou as vezes brigados um com o outro) a como aceitá-las. Logo na primeira oportunidade, Paul consegue estragar as coisas com Noah, o novo garoto e atual namorado, agora ele corre para recuperar o coração de seu amado e ainda consegue encontrar tempo para ajudar seus amigos com seus dramas pessoais. Quando a história vai se aprofundando, vemos que até mesmo o corajoso Paul tem alguns medos e que não é nada fácil assumir sentimentos por outra pessoa, e isso renderá várias páginas de puro drama e algumas risadas.
O assunto "homossexualidade" é encarado como tabu na sociedade em que vivemos e é de se esperar que algumas pessoas encontrem (sem necessidade) receio em ler um livro onde a maioria das personagens são gays. Engana-se quem acha que o livro só trata de "gays". Vai além de tudo que podemos imaginar. David nos mostra como por fim ao preconceito,  abrir a mente, a valorizar as amizades e o amor, e ser quem você é.
É um livro muito bom no geral, porém, como a maior parte dos livros do David, teve um final inesperado e que deixou um pouco a desejar. Foi como se o autor se cansasse de escrever o livro e resolvesse terminá-lo sem mais nem menos. Mas, até agora, foi o único final aceitável de todos os livros que já li dele e embora tenha ficado o gostinho de quero mais, o livro vale a pena quando o finalizamos e reconhecemos a sensação de aprendizado.

Garoto Encontra Garoto

2003, 2013
David Levithan
Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. Agora ele precisa enfrentar alguns desafios e acreditar no amor o bastante para recuperar Noah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo