18 janeiro 2015

Resenha: O Lado mais sombrio

                       
Nome: O Lado Mais Sombrio.
Autora: A. G. Howard.
Editora: Novo Conceito.
Páginas: 368
Nota: 9

Oi leitores, meu nome é Aline e sou a nova postadora do blog. Como meu primeiro post, irei comentar sobre o livro 'O lado mais sombrio' da autora A.G.Howard.

Bem, no livro entramos em um mundo novo do País das Maravilhas e ao mesmo tempo bem conhecido é uma mistura do nosso mundo real ao mundo da fantasia.
Conta-se a história de Alyssa Gardner, uma adolescente de 17 anos que anda de skate, usa maquiagens fortes, cabelo loiro com alguns dreadlocks na cor azul e conhecida por ser tataraneta de Alice Lidell (A Alice que conhecemos da história 'Alice no País das Maravilhas' de 'Lewis Carroll') e tem uma paixão secreta por Jeb, seu amigo de infância, ele é a pessoa que ela mais confia e o que mais conhece ela. Além disso, Alyssa tem um 'dom' de ouvir plantas e insetos, mesmo sem querer. Como uma forma de calar essas vozes ela captura insetos e faz quadros com eles, que são verdadeiras obras de arte, retratando estranhas paisagens que parecem sair de um mundo diferente. Alyssa ainda tem que enfrentar a difícil situação de ser chacota desde sempre por ser descendente de Alice e sempre conviver e ouvir sobre País das Maravilhas que está a décadas assombrando sua família, pois desde que Alice foi ao País das Maravilhas e nunca mais voltou, as mulheres de sua família são internadas em hospício. Todas são consideradas loucas, falam coisas sem sentindo e estão pré-destinadas a conviver com essa maldição, na qual todas terão visões sobre esse mundo, é esse lado negro que encobre sua vida e ainda ter que enfrentar mais um grande problema, sua mãe Alison, da última geração de descendentes de Alice, está internada em um sanatório, totalmente descontrolada e louca, depois de suas supostas visões sobre as "maravilhas".
Para salvar sua mãe e ao mesmo tempo se salvar, o mundo de Alyssa e de Alice irão se cruzar... Em um dia de muita chuva, Alyssa fica sozinha em casa após discutir com Jeb. A luz acaba, o espelho se quebra, ela começa a ouvir vozes misteriosas e cai na famosa "toca do coelho", porém nesta releitura, é através do espelho que ela é transportada para o País das Maravilhas, assim Alyssa entra nesse mundo e descobre que tudo que foi escrito, realmente aconteceu. Mas, Alyssa terá que desfazer todas as confusões que sua tataravó Alice criou ao entrar na toca do coelho a muito tempo atrás e desse jeito quebrar a maldição que as sentenciam a uma vida de loucura e anormalidade. Mas em pensamento, Alyssa deseja entrar na toca do coelho com Jeb o seu verdadeiro amor. Assim, por ter pedido com o coração, o desejo é realizado e os dois enfrentarão todas as possíveis situações de aventura deste mundo.
E nesse mundo nada convencional, Alyssa vai acabar conhecendo o estranho e atraente Morfeu, um ser intraterreno (ser do submundo) que vai colocá-la em dúvida sobre seu destino, seu amor e suas verdades. Nesta aventura maluca, ela vai acabar se descobrindo e entendendo que nem tudo é o que parece ser e que as aparências enganam.

Assim como a autora do livro A.G. Howard, sempre fui fascinada pelo mundo nada normal de Alice; entre está na beira do possível e o impossível e sobre Lewis Carroll, afinal, ninguém sabe realmente a origem de Alice, se ela existiu e se esse mundo foi imaginação total dela, porque afinal, isso está mais para um pesadelo louco ou uma criação de uma mente realmente perturbada. Até hoje, o País das Maravilhas e a Alice é um verdadeiro mistério...

O livro em si é confuso, mas ao mesmo tempo é cativante, incrível, totalmente inteligente, rico em detalhes e que te prende do início ao fim. A.G. Howard soube bem aproveitar o existente e ao mesmo tempo criar coisas novas e completamente inusitadas, com seres muito bizarros, além dos personagem que já conhecemos bem do País das Maravilhas, mas lógico, com umas pontinhas físicas e psicológicas diferentes, assim como toda a história tem o lado sombrio, louco e ao mesmo tempo cheio de luz, paisagens exóticas e personagens cheios de ação, aventura e altos segredos e um romance para "apimentar" a história.

Os capítulos se apresentam com desenhos de folhas e dão muito charme à leitura, além de uma capa linda que chama atenção. Escrita impecável, boa narrativa e como havia dito, rico em detalhes, nada passa despercebido. Super indico esse livro, vale a pena a leitura e ainda desperta sua imaginação ao criar as paisagens e os personagem em sua mente.
O lado mais sombrio trata-se de uma trilogia (o segundo livro acabou de ser lançado no Brasil e o terceiro para esse ano), mas já no primeiro livro, teve um final sem te deixar dúvidas do que aconteceu, que os seguintes você só fica interessado em saber as novas surpresas que irão acontecer...



Quotes:

" Pelo menos algo de bom aconteceu por causa da minha insanidade hereditária. Sem as alucinações, eu provavelmente nunca teria encontrado um modo de me expressar artisticamente."
"E aqui estou eu, a união de tudo isso. A luz e a escuridão ao mesmo tempo. Caso eu cedesse a um dos meus lados, será que eu teria que abdicar do outro? Meu coração dói ao pensar nisso. De alguma maneira, sinto que preciso dos dois para estar completa."
" - Agora, me escute, Alyssa Victoria Gardner. Normal é algo subjetivo. Nunca deixe que ninguém lhe diga que não é normal. Porque pra mim você é. E a minha opinião é que vale. Entendeu?"
"A chave. Ela concede desejos. O rapaz sombrio que é meu guia me disse para desejar com todo o coração. Então, quando visualizei Jeb ao meu lado antes de entrar, porque o queria comigo, ele entrou também."

Um comentário:

  1. Amei a resenha!!! Fiquei com vontade de ler :) já está na minha lista interminável hehe

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo