13 fevereiro 2017

RESENHA | Livro 2. Garoto Encontra Garoto

Livro com Personagem Principal LGBTQ: Garoto encontra Garoto - David Levithan



            Oi galera, tudo certo com vocês? Bom, hoje vou falar do segundo livro do Desafio Literário 2017. Então chega de enrolar e vamos lá!
             O livro da vez é um livro bem famoso para quem curte o estilo YA (Jovem Adulto), ou seja, um livro bem popular e provavelmente vai falar de alguma coisa da modinha. Exato! Ele conta a história de um grupo de amigos no ensino médio nos Estados Unidos. Além disso, a personagem principal é um garoto (Paul) gay que encontra outro garoto (Noah) também gay. Um ponto positivo dessa história é que o fato do romance ser protagonizado por um casal homossexual não é discutido, em momento algum. Simplesmente é um casal que se gosta e pretende ficar junto no decorrer da história. Não existe preconceito, não existe tratamento especial para acomodar o leitor, não existe nada além de um romance entre duas pessoas.
               Antes de mais nada, quero deixar claro que sou gay. E agora dito isso, vou dar minha opinião: achei o livro ruim. Fora do núcleo principal acontecem histórias um tanto quanto esdrúxulas. Por exemplo, o capitão do time de futebol é trans e ganha a coroa como rainha do Baile de Formatura. Visibilidade? Talvez, porém o autor não soube trabalhar dizendo se Daryl era transgênero, travesti, ou mesmo transexual. Faltou abordagem real. Faltou discutir a situação e mostrar porque o garoto (hora garota) sofria tanto na escola. Faltou ainda colocar situações reais e que possam ajudar pessoas no mundo real.
               Existem ainda outras histórias menos importantes sendo descritas no livro, como um romance hetero mal resolvido entre um bad boy e a melhor amiga de Paul, ou ainda a briga entre duas patricinhas nos grupos escolares. O livro é abarrotado de clichês e torna-se entediante continuar a leitura. O autor tem uma ótima escrita, porém acredito que poderia ter evitado alguns diálogos desgastantes que adicionaram nada ou quase nada ao desenvolver da história. Acredito que se os clichês fossem melhor trabalhados ou ainda, se não existissem, o livro poderia ser muito melhor.
           De volta ao casal principal, o problema que eles enfrentam é que Paul beijou seu ex namorado enquanto estava saindo com Noah. Este acontecimento se arrasta por todo o livro, muitas vezes sendo ignorado pelo autor ao focar em outros estudantes. Fica difícil concluir se a história principal do livro era sobre esses dois garotos ou o jogador de futebol americano / rainha do baile. Se o nome do livro fosse "Estudantes de uma escola nada convencional" talvez a minha análie sobre o livro poderia ser menos crítica.
Resultado de imagem para paul and noah david levithan                  Mas não é totalmente ruim! CALMA AÍ! Tem um trecho do livro que salva a obra. É o capítulo em que Tony tem que se assumir gay para os pais extremamente religiosos (e preconceituosos). Neste capítulo, o autor trabalha de maneira impecável este assunto delicado e doloroso, para ambos os lados da relação. David Levithan consegue te colocar dentro da situação (como se eu já não tivesse passado por isso antes) e te faz chorar ou até mesmo ter raiva e esperança da humanidade ao mesmo tempo.
               Em suma, acredito que lerei livros bem melhores neste Desafio Literário 2017 e que David Levithan não será minha escolha enquanto houver mais opções nas estantes das livrarias. O livro me consumiu muito tempo (por ser massante), não me acrescentou aprendizado nenhum e não me entreteu. A edição e a escrita são boas, mas não levantam a crítica do livro. Vejo vocês na próxima, pessoal! :D 

Felipe Mosquetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo