09 julho 2015

Resenha: Para todos os garotos que já amei



~ Sobre o livro ~

Sinopse:

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controla.



Autora:                                                              Característica:

                        Título original: To All The Boys I´ve Love Before            
                        Autora: Jenny Han
                        Páginas: 320
                        Ano: 2015
                         Editora: Intríseca

~ Resenha ~

Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.

Lara Jean é a filha do meio, sua mãe morreu a alguns anos atrás e ela e Margot, sua irmã mais velha, assumiram Kit, sua irmã mais nova. Não é que elas façam tudo, é só que o seu pai se vê meio perdido no meio de tantas meninas só que agora Margot vai fazer faculdade em outro país, do outro lado do mundo na verdade, e toda a responsabilidade recai em cima de Lara Jean. No meio dessa confusão, seu mais precioso tesouro, a caixa azul-petróleo  que ganhou de sua mãe desapareceu e junto com ela, todas as suas estimadas cartas de amor que a caixa guardava. No dia seguinte, ela descobre que as cartas foram enviadas para todos os cinco meninos que ela amou até o momento. As cartas podiam ser preciosas para ela, porém eram intocadas. Lara Jean não lembra o que escreveu em cada uma delas, só sabe que foi o suficiente para fazê-la desapegar das suas paixões. Então, de repente, ela se vê no meio de uma confusão sem saber o que fazer para lidar com isso. Ah, já comentei que uma dessas cartas está endereçada ao namorado de sua irmã mais velha? 
Trata-se de um livro muito gostoso de ler, o tempo passa e você nem percebe. Não é uma história para se tirar grandes lições, muito menos idolatrar, mas é um ótimo passatempo. A escrita é fluída e nem um pouco maçante, os personagens são divertidos e com um pé no romantismo. Somos, também, introduzidos à cultura e aos costumes coreanos já que a protagonista é descendente de coreanos. Eu adorei o livro e fiquei super feliz quando descobri um segundo volume, apesar de achar que a história poderia terminar facilmente naquele primeiro. O segundo volume foi lançado no Brasil a poucos meses atrás e se quiserem, é só pedir e faremos a resenha dele também!

~ Citações ~



Não é isso. É assustador quando é real. Quando não é só na sua imaginação, mas, tipo, ter uma pessoa de verdade na sua frente, com, sei lá, expectativas. E vontades.

“Não é como nos filmes. É muito melhor, porque é real.

Eu me pergunto como é ter tanto poder sobre alguém. Acho que não quero isso; é muita responsabilidade ter o coração de uma pessoa nas mãos.

É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar.




Um comentário:

  1. Oi! Eu gostei muito da ideia do livro sobre as cartas, pois escrever também me faz me sentir melhor e esquecer.
    Achei ótimas as citações que você colocou aqui, eu concordo com todas elas xD
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo