06 janeiro 2016

RESENHA | Trilogia - O Inferno de Gabriel



| RESENHA 

"Eis que surge minha bem-aventurança."

E para Gabriel Emerson ela surge mesmo. Na trilogia O Inferno de Gabriel vemos esse professor atravessar as três partes da Divina Comédia de Dante Alighieri, obra que é quase um personagem dos livros. O professor é doutor em Dante e sendo especialista no assunto dá aulas e orienta mestrados e doutorados com teses relacionadas ao assunto. E é assim que Julianne Mitchell entra na sua vida, aluna de mestrado, causando uma reação inexplicável a ele. 
Gabriel e Julia tem uma história, ainda que não seja admitido num primeiro instante. Ambos são criaturas se esforçando para sobreviver apesar dos seus passados maculados e lidaram de formas diferentes com isso. Ele se tornou uma pessoa intimidante, ela, intimidada. Ele tinha orgulho de suas conquistas, ela, da sua virtude.
É uma história de fé, em si mesmo, no próximo e no divino. É uma história brilhantemente ilustrada e com fundos maravilhosos. É um culto a história humana, às obras de artes, peças de músicas e livros renomados nos presenteados com diálogos que questionam interpretações.
Trata-se de livros quentes, mas não chego a descrevê-los como eróticos. São extremamente inteligentes, com tiradas e referências que alguém um pouco mais leigo talvez não compreenda. O livro cultua as coisas boas da vida, desde a simples comida até as complexas obras de arte, é um verdadeiro passeio de gôndola pela cultura, principalmente italiana. 
Contado por narrador observador no primeiro instante seus capítulos são alternados somente entres os protagonistas, porém no decorrer dos livros alguns personagens secundários ganham destaque.
Comecei achando o enredo previsível, e de fato é, ou pelo menos foi para mim, mas isso não deteriora a leitura. Os personagens são bem trabalhados e complexos. Eu costumo ter um certo preconceito a esse tipo de narrativa por achar que ela torna o personagem impessoal, mas isso não aconteceu nesse caso porque a trama foi bem construída. Fora minha primeira leitura do ano e fiquei satisfeita com a mesma apesar de querer saber o que acontece depois do fim.


|SOBRE O AUTOR

Quase nada foi divulgado sobre a verdadeira identidade do autor por trás do pseudônimo Sylvain Reynard. Sabemos que ele é canadense, já escreveu vários livros de não ficção e tem um profundo interesse pela arte e pela cultura renascentistas. Mas, embora declare ser do gênero masculino, seus fãs têm uma forte suspeita de que na verdade S.R. seja uma mulher. Semifinalista ao prêmio de Melhor Autor e Melhor Livro no Goodreads Choice Awards de 2011, Reynard apoia diversas instituições de caridade e acredita que a literatura ajuda a explorar os diversos aspectos da condição humana, como o sofrimento, o amor e a redenção. 




Trilogia: O Inferno de Gabriel

2013
Sylvain Reynard
Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo