03 março 2015

RESENHA: Extraordinário de R. J. Palacio



"Não julgue um livro menino pela capa cara."


Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2012


O livro nos apresenta August Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial genética e desde o seu nascimento passou por diversas intervenções cirúrgicas para melhorar sua aparência.
Auggie (seu apelido) vive em Nova York com seus pais e sua irmã que sempre fizeram de tudo para protegê-lo dos olhares indiscretos que as pessoas faziam ao ver o rosto do menino. Aos dez anos de idade, Auggie, nunca frequentou uma escola normal, ele era ensinado por sua mãe em casa.
Até que um dia os pais resolvem que chegou a hora do menino crescer e decidem que ele vai frequentar a escola e começar o seu quinto ano fundamental. Então o livro vai nos mostrar este ano na vida do garoto. A escola, as descobertas, o preconceito e, principalmente, a gentil e extraordinária pessoa que August é.
Narrado em primeira pessoa, o livro é dividido em oito partes. Cada parte é narrada por uma pessoa diferente na vida de Auggie e por ele mesmo, assim somos capazes de entender o que se passa na mente de cada um dos personagens e nos envolvemos de forma mais ampla na história.
Cada personagens tem suas particularidades e, na minha opinião, é impossível que uma pessoa leia este livro e não se apaixone por Auggie. A autora o criou de uma forma inexplicável, ele é consciente de seu problema e não deixa que a opinião dos outros o abale, por mais que às vezes ele ceda às maldades que as pessoas fazem contra ele e acaba se sentindo inferior, mas o melhor é que sua família, que também é maravilhosa, está sempre ao seu lado para o que der e vier.
A escrita é simples e genial, e a leitura é muito prazerosa. Não há um capítulo que seja tedioso e, mesmo sendo o livro de estreia da autora, é muito bem trabalhado e você realmente se envolve na história e, como eu disse antes, ama o personagem principal.
Com este livro eu pude aprender o quanto a sociedade, não generalizando, é fútil e só se importa com a beleza e a aparência, enquanto a beleza interior, que é a mais importante, fica de lado. Auggie nos transmite uma lição de gentileza e não julgar alguém pelo que está por fora, pois muitas vezes a beleza mascara o monstro interior de muitas pessoas ao nosso redor.
Em uma escala de 0 a 5 eu dou nota 5 para o livro, pela genialidade e ensinamentos que ele nos traz. Espero que tenham gostado desta pequena resenha e se tiverem interesse leiam o livro, vocês não irão de arrepender. Até a próxima!

Facebook: Sobre Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo