01 setembro 2015

Resenha 3 em 1: Trilogia de Laini Taylor


~ Sobre os livros ~

Sinopse "Feita de Fumaça e Osso"

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas,
gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. 
Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.
E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.
O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.



Sinopse "Dias de Sangue e Estrelas"

Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou asrespostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é — e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido.
Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança.
Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois?


Sinopse "Sonhos com Deuses e Monstros"

No esperado desfecho da série que conquistou milhares de fãs mundo afora, um inimigo maior une quimeras e serafins em uma batalha épica, e o amor tem enfim a chance de alcançar a redenção. Dois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer.




~ Resenha ~

Faz algum tempo que fito a tela do computador me perguntando como eu começo a falar desse livro. Ele é um livro complexo, que facilmente te deixaria confuso mesmo comigo explicando então eu prometo ir devagar. Se tirássemos o cabelo azul e as tatuagens de Karou ela pareceria como uma humana normal a primeira vista, só que nem ela sabe o que é ou de onde veio. Cresceu acostumada com a estranheza e sabendo que o ato de perguntar não traria respostas. Foi criada por quimeras, criaturas que são uma mistura entre várias espécies (um leão com asas de morcego e pernas de antílope, por exemplo), mas não se pode dizer que ela não foi amada. Ela morava entre dois mundos, sem nunca saber o que a outra porta guardava foi criada no dos humanos. Seu cabelo azul? Fruto de um desejo. Esse é um mundo em que dentes são valiosos e desejos comprados.
De uma hora para outra tudo o que ela conhece lhe é tirado, ela se vê no meio de uma guerra que nem sabia que existia (conscientemente, pelo menos) e está sozinha pela primeira vez na vida. Um amor de outra vida ressurge e esse nem é um livro espirita, Karou tem mais respostas dentro de si do que em qualquer outro lugar, só demora um pouco pra ela descobrir isso. De repente ter o seu amor, Akiva, na sua frente não é mais motivo de comemoração, mesmo depois de descobrir a história deles. E Karou (nome que significa 'esperança' na língua quimera) fica consciente do seu papel de perpetuar esperança a um povo sofrido, em uma terra sofrida.
Esse primeiro livro é marcado por segredos e mal entendidos, o segundo volume é guiado por escolhas e o último carregado de surpresas. Os livros são narrados por narrador observador, mas isso não deixa a ligação com a protagonista menor e de alguma forma faz com que os personagens secundários tenham um quê de protagonistas. Algumas vezes essa troca de personagem fica incomoda, porém nada que diminua o livro. A história também é divertida, mais pelos personagens humanos, amigos que Karou fez quando morava em Praga e antes do seu mundo ruir, do que qualquer outra coisa. 
O enredo é bom e a história também, acontece que a escrita é maçante, por mais que você esteja ansioso para saber o que vai acontecer, o texto te cansa. Me lembrou um pouco Maze Runner que para mim é um exemplo de livros assim, com enredo bom, mas que a forma de escrever não envolve. Melhora no último livro da trilogia, quando parecer não ter páginas o suficiente para acontecer o que você acha que deveria acontecer. A diagramação é linda e as passagens entre uma parte e outra trás frases que te deixa mais apreensivo ainda. É uma boa história e me arrependo de não ter lido antes, porque sempre me batia com ele por aí.


~ Desenhos de Karou ~ 



Esse não seria exatamente um desenho
feito pela Karou, mas dela, do
cabelo dela.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo