08 março 2017

RESENHA | 4. Por que Indiana, João?

Livro com Capa Majoritariamente Amarela: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
              
               Boa noite, pessoal! Tudo bem? Hoje (com um leve atraso devido ao carnaval, hehe) vou falar sobre o quarto livro do desafio Literário, que refere-se ao primeiro livro lido de Fevereiro. E a obra da vez foi "Por que Inidiana, João?" 
               Nossa, pera! Como podia me esquecer? O livro é nacional (MUITO AMOR, NÉ?) e o autor tem uma escrita formidável, além de ambientar os acontecimentos em meio a sociedade brasileira atual... dentro de escolas, participando de programas de televisão e acompanhando a vida de youtubers. Danilo Leonardi consegue trazer a realidade para dentro desse livro, mesmo sem ser um livro baseado em fatos reais. A história que acontece no livro podia (e pode) acontecer ao seu lado. 
Resultado de imagem para por que indiana joão              O nome é curioso, e se você olhar pra capa, vai correndo querer ler esse livro! O trabalho de arte, diagramação e edição dessa obra são fenomenais. Em matéria de beleza, é um livro 5 estrelas.
            A trama, envolvente e instigante, apresenta a juventude de um estudante chamado João (cujo apelido é Indiana) e que sofre de bullying na escola. Antes que vocês possam reclamar, este NÃO é um livro maçante e chato sobre como evitar bullying e blá blá blá. É uma história verossímil, concisa e conteudista que te coloca dentro do problema e te faz sentir a sujeira que é esse comportamento.
                A abordagem tratada pelo livro é feita de maneira direta e cru. Não há enroscos ou atrasos na desenvoltura da trama, demonstrando o estilo simples e incisivo do autor. A história ganha movimentação depois que João, ao sofrer um ataque de um garoto na escola pela enésima vez, revida as ameaças batendo no grandalhão. Alguém filma o ocorrido e o vídeo bomba no Youtube.
                Já viu, né? João fica famoso e cheio de fãs. O garoto que sofria bullying agora se safou das garras de seu abusador. Mas esse não é o único lado da história. Seus amigos continuavam sofrendo bullying e os grandalhões continuavam sendo grandalhões com os outros. A vida de João vira de cabeça pra baixo e ele precisa conviver com a separação de seus pais, vida de celebridade instantânea, romances com garotas da escola e fãs que concordam em solucionar o problema de bullying com violência (até mesmo armados).
                Não vou continuar para evitar dar spoilers sobre essa trama surpreendente e gostosa de ler. (Terminei em um dia só!) Corre pegar sua cópia desse livro e vem descobrir o final surpreendente  que com certeza vai te ensinar e entreter muito.

Falows, galera!      

          


Felipe Mosquetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 - 2016 | Sobre Livros • voltar ao topo